DICAS



07/04/2013


O que você precisa saber sobre descoloração,mechas e luzes 


A primeira dúvida é saber se realmente mechas ,luzes e descoloração agridem os cabelos , e a resposta é SIM, a descoloração é um dos procedimentos que mais agride os fios.
seja ela feita em todo o cabelo, em forma de mechas, de luzes, em cabelos naturais ou coloridos. Em uma descoloração, os danos são visíveis mesmo usando produtos de ótima qualidade.
A ação do pó descolorante com o oxidante, pela força química da mistura dos dois produtos abre as escamas dos fios e penetra no seu interior para retirar os pigmentos de dentro dos cabelos.
A mistura do pó descolorante e da água oxigenada pode não apenas retirar os pigmentos dos fios, mas tudo o mais que o cabelo tiver, como as proteínas, os aminoácidos e as vitaminas. Caso o pó descolorante e a água oxigenada não encontrem o que tirar de dentro dos fios, estes podem se partir ou ficarem elásticos, porosos, desestruturados, muito ressecados, enfim, os prejuízos são muitos por isso é ideal antes de fazer descoloração ,mecha ou luzes ir em um bom salão para evitar danos maiores .
Dica: Prepare previamente seus cabelos e trate-os bastante depois, devolvendo aos fios o que foi perdido no procedimento.
A volumagem do oxidante a ser usado pode ser de 20vol., 30 vol. ou 40 vol. Tudo vai depender da tonalidade dos cabelos e da cor que desejada.
Não existem diversos tipos de descoloração e, sim, diversos graus de descoloração; isso será determinado pela volumagem do oxidante e pelo tempo de exposição dos cabelos ao produto.
Lembre-se de que, quanto maior o tempo durante o qual o produto ficar nos fios e a volumagem do oxidante a ser utilizado, maior será o clareamento e, dessa forma, maiores serão os danos.Quanto mais clarissimo mais platinado mais sensível e menos protegido seu cabelo ficará e mais cuidaos ele exigirá pós a descoloração.
Quem deseja fazer descoloração nos fios, independente da forma com que será realizado o procedimento (com mechas, luzes ou total), deve realizar um teste de mechas antes é escencial que isso ocorra .
Através do teste de mechas, será possível determinar as condições dos fios para receberem o procedimento, bem como antever possíveis irritações, alergias ou lesões aos cabelos e couro cabeludo.
Não faça descoloração em cabelos que estão danificados; pode provocar quebra ou queda dos fios.
Para descolorir seus cabelos um nível abaixo, ou cinco depende dar cor natural dos seus cabelos.
Se você tem cabelos louros-escuros, seu colorista poderá facilmente aplicar uma fórmula para clarear seus cabelos em uns poucos tons mais claros sem aplicar um descolorante. Se você tem cabelos castanho-claros e aplica uma fórmula de alto poder de descoloração sempre haverá uma certa quantidade de louro-avermelhado que virá à tona, porque todos os castanhos têm uma certa quantidade de vermelho. Louro-avermelhado fica lindo em algumas mulheres e pode conferir uma aparência bastante favorável com o tom de pele apropriado. Se você tem cabelos castanho-escuros e sempre sonhou em fazer luzes, aqui vai algo sobre o qual pensar. Quando o tom louro emerge de um tom escuro, sempre haverá vermelho envolvido por conta de todos os níveis de descoloração pelos quais passa este processo. O vermelho/alaranjado poderá ser clareado com um tonificador adequado. No entanto, mechas de tom louro-claro em um castanho-escuro não é exatamente merecedor de elogios.
O contraste entre louro-claro e castanho-escuro é drástico em demasia. Por que não transformar seus cabelos em um dourado? Não laranja, mas um ouro cintilante.
Os efeitos dramáticos poderão ser deslumbrantes. Se você é ousada e ainda assim quiser um tom mais claro, experimente aplicar um terceiro tom em conjunto com o seu dourado e castanho, como um vermelho-cobre. Isto lhe traría três tons festivos, discretamente, é claro.
Luzes cobrem os cabelos brancos e fazem com que você pareça um pouco mais jovem. Para aquelas mais jovens, fazem com que se sintam ainda mais atraentes. Seja em cabelos longos ou curtos, as luzes vieram para ficar. Minha observação tem sido a de que estatísticamente, 98% das mulheres mudam a cor de seus cabelos para mudar a aparência ou cobrir cabelos brancos, para fazer luzes ou para os dois últimos casos.
No entanto, luzes servem para o seu caso? Se você tem cabelos grisalhos e deseja cobrir os brancos com luzes, o resultado provavelmente fará com que você pareça ainda mais velha. Como pode ser isso, você poderá perguntar? Porque, se você já tem fios brancos, eles então ficarão amarelados e desbotados pelo sol. Você não enganará a ninguém e sua aparência será exatamente a de alguém com cabelos grisalhos que fez luzes. Por conta disto, muitas tingem seus cabelos primeiro com um atraente castanho-claro/louro-escuro e só então fazem luzes. Ou, você pode pedir ao seu colorista para fazer luzes mais claras e mais escuras. Isto solucionará o problema de louras com grisalhos amarelados. Luzes mais escuras vão de tons desde castanho-chocolate até louro-escuro e depositam cor mais do que clareiam.
A regra principal a lembrar é de que conforme envelhece você deve utilizar cores mais claras, não mais escuras. Algumas escolhem três tons diferentes e então se decidem também por um vermelho. Conforme envelhecemos não somente nossos cabelos se tornam grisalhos, mas parece que também nossa pele do rosto se modifica.
Se você for afortunada o suficiente para ter fios prateados em conjunto com seus castanhos, acredite ou não, você já possui a cor mais atraente para sí mesma, a menos que seus cabelos não sejam muito finos e difíceis de trabalhar. Neste caso então, a coloração é para você.
Outra idéia sobre como cobrir os cabelos brancos e adquirir luzes douradas sem todo o custo que isto envolve, é comprar uma coloração louro-castanho dourado e tingir seus cabelos por completo.
Os grisalhos ficarão dourados e automaticamente com luzes com a vantagem de eliminar o alto custo, e sua cor natural deverá ficar mais ou menos dois tons mais claros com apenas uma pequena quantidade de avermelhado envolvido. O segredo não é tanto parecer mais jovem, mas o de ter uma aparência atraente e bem cuidada para sua idade. Pergunte ao seu cabeleireiro ou colorista se há alguma outra forma de cobrir os cabelos grisalhos além de fazer luzes e talvez, ofereça a ele a sugestão que postei aqui no Blog.

31/03/2013

Seis dicas para você cuidar de seus cabelos


1. Cuidados básicos com os cabelos tingidos - Usar bons xampus e cremes adequados para cada tipo de cabelo. As máscaras caseiras também são uma excelente alternativa. Quando tomar sol, usar sempre chapéu e produtos leave-in. Cortar regularmente e fazer hidratação a cada 15 dias.  Evite molhar os cabelos na água da piscina com muito cloro, use uma touca ou um creme específico para protegê-los. 

2. Dicas de xampus e cremes - Procurar sempre usar xampus e condicionadores corretos para o tipo de cabelo, não lavar os cabelos com água quente. Enxaguar bem o xampu e não usar condicionador na raiz, lavando com água fria sem deixar que o cabelo fique cheio de creme. Para uma hidratação, procurar a ajuda de um profissional, pois este está sempre atualizado e poderá indicar o melhor creme ou tratamento. As melhores marcas são Payot, Natura, L´Óreal, Wella, Phytoervas entre outros.

 3. Massagens, técnicas de hidratação, cuidados caseiros. Você pode fazer em casa um banho de creme, se possível peça para alguém massagear sua nuca e alongar os fios com a ajuda de um creme para seu tipo de cabelo (Kerastase é o mais usado e pode ser encontrado em coiffeurs). Depois da massagem envolva uma toalha quente nos cabelos e aguarde 20 minutos, depois é só lavar. 

3. Na hora da escolha da tinta pesa a opção por uma boa marca. Isso porque as empresas que já estão há mais tempo no mercado, têm investido muito em pesquisas para melhoria dos produtos. Antigamente, as tinturas tinham 7% de amônia em sua composição, o que prejudicava muito os fios. Hoje, já existem marcas com apenas 1%. Além disso, algumas marcas fazem tinturas com cera de abelha e outros componentes que ajudam a proteger e hidratar o fio de cabelo.

 4. Tinta que menos resseca os cabelos . Existe, mas depende do cabelo e da tonalidade que a pessoa escolher. Se for para escurecer, é um tipo de tinta, para clarear, outro. Depende também dos cuidados que cada um tem com os cabelos. Os tonificantes geralmente são menos agressivos do que as tinturas, e a henna também é uma opção mais natural (depende da marca). 

5. A tintura resseca o cabelo. Claro. Porque é um processo químico que acaba mexendo com a estrutura do cabelo. As tinturas contêm amônia e peróxido de hidrogênio, que são produtos químicos que alteram a resistência dos fios. Mas nada que um dia da semana dedicando-se a você não resolva. Tire um dia na semana para se cuidar. Em casa ou no salão capriche no tratamento dos cabelos, do corpo (depilação), pés e mãos (hidratar) e da mente é claro! Relaxe.


6. Adeus cabelos secos. Hidratação sempre! Usar os produtos corretos para seu tipo de cabelo e procurar sempre a ajuda de um profissional para a escolha do melhor produto para seu tipo de cabelo. E não esqueça que a alimentação e hábitos saudáveis como praticar exercícios e dormir oito horas por dia, também contribuem para a beleza dos cabelos. 


27/03/2013

Como eliminar as pontas duplas

Tratamentos, produtos e dicas para prevenir e acabar com esse problema

Tricoptilose é o nome científico para um problema que você deve conhecer muito bem: as pontas duplas. Outra coisa que talvez já esteja enjoada de saber é que só um novo corte de cabelo pode acabar com esse elas definitivamente. Contudo, nem sempre, ou melhor, quase nunca, recorrer às tesouradas e tirar aqueles centímetros que custaram tanto a crescer é o desejo feminino.
Veja soluções temporárias e tratamentos preventivos para você manter os fios blindados da raiz às pontas.
Quando o problema vem de dentro…
Carências nutricionais também podem fragilizar os fios e causar o aparecimento de pontas partidas. “Falta de uma alimentação balanceada, regimes restritivos, carência de proteínas, zinco, e ferro, além de algumas doenças sistêmicas (anemias, alterações da tireoide, etc.) enfraquecem os cabelos, tornando-os mais suscetíveis à quebra”, analisa.
Por isso, o primeiro passo é procurar um médico para que seja verificado se a causa do problema capilar é fisiológica e, então, determinar o tratamento adequado.

Mulher cortando as pontas do cabelo
Foto: Thinkstock/Getty Images
Agentes nocivos
Para começar, entenda que as pontas formam a área mais frágil de seu cabelo justamente porque é a parte mais velha dele. Em fios muito compridos, essa região pode chegar a ter até 10 anos.
Em tanto tempo, vento, sol, frio, poluição, excesso de química e de aparelhos como secador e chapinha agridem a fibra capilar, causando o ressecamento e, consequentemente, as pontas duplas.
Segundo Erick Omar, dermatologista e especialista em tricologia, diminuir a ação desses agressores e proteger os fios dos agentes causadores são as principais medidas preventivas para evitar o aparecimento da tricoptilose.
Proteja-se
Inclua em sua nécessaire produtos finalizadores que contenham proteção solar e tenham ação antitérmica, evitando, assim, o desgaste causado pela exposição ao sol e uso constante de secadores e chapinhas, que sensibilizam os fios.
Fazer hidratações semanais e investir em tratamentos mais profundos específicos para o seu tipo de cabelo, como cauterização e reposição de aminoácidos, fortalecem os fios e evitam o problema.
Cuidado com a química
Quem é adepta de químicas, como colorações, descolorações, alisamentos e escovas progressivas, deve redobrar os cuidados para evitar as pontas duplas. Além das hidratações, é indicado o uso de produtos específicos para fios quimicamente tratados ou sensibilizados, capazes de repor os nutrientes e substâncias perdidos durante os procedimentos.
“O ideal seria tentar agredir o cabelo o mínimo possível, suspendendo, inclusive, a química até a recuperação da qualidade dos fios”, destaca o especialista em cabelo.
Dicas
Silicone e serum são os produtos mais indicados para disfarçar o problema. Para evitar a formação da tricoptilose, recorra ao óleo de argan, substância com alto poder hidratante, usando-o como finalizador ou aliado a hidratações semanais.
- Cortar o cabelo pelo menos a cada três meses elimina a parte mais danificada dos fios e minimiza o aparecimento das pontas duplas.

26/03/2013

Como Cuidar dos seus Cabelos Cacheados

O seu problema: muito volume

Sempre:
 para domar o cabelo armado, é preciso deixá-lo sempre hidratado usando xampus e condicionadores emolientes e leave-in redutor de volume. Na hora de aplicar o finalizador, jogue todo o cabelo úmido para o lado e amasse-o com uma toalha, passe os produtos espalhando com os dedos e amasse de novo.

Invista:
 em um corte todo desfiado, em camadas, quando for ao salão. Já em casa, vale abusar das máscaras próprias para tirar volume pelo menos uma vez por semana. Passe o produto nos fios úmidos, torça o comprimento e prenda um coque. Espere dez minutos e enxágue.

Creme redutor de volume Plant, da Natura, ; Máscara redutora de volume Elsève, da L’Oréal 

No truque: com o cabelo ainda molhado, separe algumas mechas da parte interna do cabelo e prenda com grampos rente à raiz. Deixe secar e solte. Arrume com as mãos e não use pente.

O seu problema: raiz crespa

Sempre: depois de lavar os fios, a regra é não dispensar um creme para pentear. As versões com manteiga de karité e óleo de abacate ajudam bem. Depois do creme, um bom truque é aplicar um pouco de gel sem álcool perto da raiz para segurá-la.

Invista: em uma hidratação poderosa. Uma vez por semana, lave os fios com um xampu de limpeza profunda e aplique uma máscara com lanolina, manteiga de karité, queratina ou pantenol na fórmula. Para turbinar, envolva o cabelo em uma toalha e esquente com um jato de secador. Deixe descansar por 20 minutos e enxágue.
Máscara para cabelos crespos Advanced Techniques, da Avon, ; Gel de fixação, da Paul Mitchell

No truque: separe mechas finas da raiz e enrole-as no dedo indicador em espiral, até a ponta. Espere alguns segundos e solte. Faça isso em toda a parte de cima da cabeça para soltar a raiz.

O seu problema: com frizz

Sempre:
 para desembaraçar o cabelo, use sempre um pente de madeira, o que ajuda a controlar o arrepiado. Esquente um pouco de silicone na palma das mãos e aplique de cima para baixo, do meio até as pontas do cabelo seco. Finalize com um jato frio de secador de cima para baixo.

Invista: uma escova progressiva para driblar a raiz arrepiada (já que o silicone é proibido nessa região). Faça apenas nas mechas da coroa da cabeça. Durante o processo, ao invés de passar chapinha, peça para o cabeleireiro finalizar apenas com uma escova básica nos fios, para você não perder o enrolado natural.
Máscara de tratamento Brilho Therapy, da Dove,; Serum Termo Protetor Frizz-Easy, de John Frieda

No truque: divida o cabelo em mechas com mais ou menos dois dedos de largura. Estique-a bem e deslize a base do babyliss quente pelo cabelo, para abaixar todos os fiozinhos. Só depois prenda a mecha no aparelho e enrole.

O seu problema: sem volume

Sempre: tenha no boxe um xampu especifico para dar volume. Se o seu cabelo for mais oleoso na raiz, intercale com um neutro para evitar a aparência murcha. Outra dica para os fios não pesarem é aplicar condicionador apenas no comprimento.

Invista: em uma ampola rica em proteínas a cada 15 dias. Ela atinge em cheio a estrutura interna do fio de cabelo, deixando-o mais grosso e encorpado. Aplique todo o conteúdo do tubo nos cabelos molhados sem lavar. Massageie e use um pente para distribuir melhor o produto. Deixe agir por cerca de 20 minutos, enxágue e lave os fios normalmente.
Xampu de volume, da Neutrogena, Ampola Semi di Lino, da Alfaparf

No truque: Separe mechas finas da raiz e enrole-as no dedo indicador em espiral, até a ponta. Espere alguns segundos e solte. Faça isso em toda a parte de cima da cabeça para soltar a raiz.

25/03/2013

ALISAMENTO OU RELAXAMENTO? DIFERENÇAS

Para quem costuma achar que o alisamento de cabelos e o relaxamento dos fios são todos iguais, aconselho que vá com bastante calma. Alguns tratamentos realmente fazem o mesmo efeito, apenas tem nomes diferentes pelos produtos usados, mas outros são completamente diferentes. Temos como exemplo dessa diferença o alisamento e o relaxamento, que é o que vamos tentar separar aqui. Para muitos esses dois fazem o mesmo efeito, mas se isso acontecer, sinto informar que você está sendo enganada pelo seu cabeleireiro.
O alisamento tem o objetivo de alongar os fios, alisar propriamente dito, ele é indicado para quem quer ter cabelos lisos temporários ou definitivos, pois os alisamentos podem ser as progressivas ou as definitivas. Já o relaxamento, como o nome mesmo já diz, é só para deixar seus fios mais relaxados, calmos, com uma leveza mais aparente, ele não alisa nem enrola os fios, seu cabelo fica do mesmo jeito que estava em relação a formato, mas sai muito mais leve e brilhoso que antes.
Mas você pode está se pergunta como isso pode ser verdade se a forma e os produtos que se fazem o alisamento e o relaxamento são os mesmo!  A diferença real está no tempo em que o produto é descansado em cima dos fios.
Se os produtos ficarem mais tem e o profissional esticá-los bastante, você estará fazendo um alisamento, se o tempo que o produto ficar ativando na sua cabeça for menor, isso é o relaxamento, e o profissional irá apenas penteá-lo e escová-lo naturalmente.

23/03/2013

O QUE O SEU CABELO DIZ SOBRE VOCÊ???

Hoje em dia as pessoas arrumam significado para tudo, para formato de unhas, para signo, para mãos, para os pés, para os dedos, para os olhos, para no nariz, para a boca, para as orelhas, enfim, tudo o que temos em nosso corpo representa algo sobre a nossa personalidade. Seguindo essa mesma linha de raciocínio, é claro que com oscabelos as coisas não podiam ser diferentes. O cabelo não pode ficar de fora de jeito nenhum, não é mesmo? Veja algumas observações sobre o cabelo e veja se bate com a sua personalidade.
CORESVamos começar pelas cores dos nossos cabelos? Pois bem, segundo essas pessoas, seguem uma lista de cores que indicam o que você é.Morena. Dizem que quem é morena, ou tem os cabelos em tons de castanhos a pretos são as pessoas mais alegres e divertidas. Então, nada de mau humor, com você não tem enrosco.Loira. Se você se sente um patinho feio em meio a sociedade, apague já essa ideia da sua mente. Segundo as pesquisas, as pessoas que são loiras são muito chiques. Nada impede você de sair com uma calça cor de abóbora e uma blusa roxa, se é loira está tudo certo.Ruiva. Se é ruiva tome cuidado, pois você é uma pessoa misteriosa. E mistério demais causa desconfiança.Grisalha. É, cara leitora, se quer ser confiante fique com os cabelos brancos. Você que vive na base de cobrir a raiz branca, pare já com isso! Cabelo grisalho é sinônimo de confiança. TIPOS DE CABELOSCabelo liso.  Se você tem cabelo liso, não tem motivos para se atrapalhar toda na hora de fazer as coisas. As pessoas com cabelo liso são práticas.Cabelo cacheado. Se você é uma mulher cheia de caracóis, com os fios lindos e enrolados, nem pense em ter insegurança, você não tem esse direito. Sim, porque as pessoas que tem cabelos enrolados são seguras.Ondulado. Vale a mesma regra para a loira, segundo as pesquisas, é uma pessoa elegante. Se tem cabelo ondulado pode fazer par de vaso com a loira, de cores de abóbora e roxo. Perfeito!Cabelo afro. Independente. E nada de se sujeitar, você é independente e se não é deve ser porque é assim que as pessoas com o seu tipo de cabelo são, viu? CORTESCurtos. Falando de cortes, se você escolhe aderir ao curtinho, então pode ter a certeza de que você é esperta. Sendo assim, não se atreva a errar.Médios. É meu bem, se você tem cabelo médio, nada de ser grossa com os chatos que te importunam. De jeito nenhum dar uns berros com o benzinho se ele te encher a paciência, porque você é romântica.Longos. Mesmo que você esteja muito acima do peso, resolva seus problemas e fique sensual com os cabelos longos. Não precisa maquiagem, academia, nada. Basta os fios longos.  

E ai, é absurdo suficiente ou precisa de mais alguma coisa?

23/03/2013

Artigo sobre Selagem térmica

Conheça a técnica à base de queratina e proteínas que serve para recuperar a estrutura dos fios e deixá-los mais resistentes


selagem térmica pode ser uma grande aliada das mulheres nos cuidados com os cabelos. Feita com produtos à base de queratina hidrolisada, proteínas e substâncias hidratantes, a técnica serve para recuperar a estrutura dos fios.
A aplicação da selagem de fios é bem parecida com a da escova progressiva e afins. No entanto, essa técnica não chega a alisar as madeixas, já que a quantidade de amônia presente no produto usado não tem o mesmo poder do formol ou de outros componentes químicos que mudam a estrutura dos fios para dar o efeito liso.
Mesmo não sendo uma alternativa de alisamento, a selagem térmica capilar tem a vantagem de diminuir o volume, melhorar a textura, evitar o desbotamento da cor e devolver a vitalidade dos fios.
Além disso, a selagem capilar forma uma camada protetora que deixa os fios mais resistentes, mais brilhantes, previne contra as pontas duplas e diminui o frizz. Esse filme protetor também evita os danos causados pelos raios solares e pelas altas temperaturas do secador e da chapinha.

Como é feita a selagem térmica?

O procedimento da selagem térmica nos cabelos começa com a lavagem usando xampu de limpeza profunda para remover as impurezas e abrir as escamas dos fios. Depois, é a vez do produto à base de queratina e proteínas.
O segredo para selar os fios é ficar de 15 a 30 minutos sob o calor do secador. Quanto mais grosso o cabelo, mais tempo de secador. Na finalização, o cabelo recebe uma escova caprichada e a aplicação da chapinha, mecha por mecha.
O recomendado é não lavar a cabeça nos três dias seguintes e nem pensar em prender a cabeleira usando elástico ou qualquer outro acessório que possa “marcar”.
---------------------------------------------------------------------------------

22/03/2013

LAVAGEM DE CABELO: VEJA OS CUIDADOS E AS DICAS PARA MANTER OS FIOS LIMPOS

Ficar sem lavar os cabelos pode fazer mal à saúde? Veja o motivo e algumas dicas pala lavar a cabeleira

Cabelos secos

Segundo a especialista, os cabelos secos normalmente têm um couro oleoso. "Tal fato, não permite a distribuição natural de condicionamento para os fios. Nestes casos, arecomendação de higienização deve ser diária", recomenda Sheila.  Escolha ativos que controlem a oleosidade do couro cabeludo e hidratantes capilares para as fibras que podem resultar em cabelos brilhosos e saudáveis. “Estas dicas servem também para os cabelos mistos”, indica.
Se os fios e o couro cabeludo não apresentam oleosidade excessiva, o ideal é lavar os cabelos em dias alternados, utilizando ativos hidratantes e condicionantes para as fibras. Outra dica é hidratar semanalmente os fios com o uso de máscaras concentradas para melhorar o resultado. "A utilização diária de leave-in para as fibras pode ser indicada", completa Sheila.

Cabelos expostos ao sol

Além da lavagem diária, é recomendado ainda o uso de um protetor capilar com UVA e UVB, para proteger contra ofotoenvelhecimento capilar (sim, ele existe!). "Deve-se também proteger as fibras capilares contra os agentes como, sal, vento, poeira e cloro. Este item serve para todos os tipos de cabelo, principalmente os que recebem processos químicos, como oxidação redução(coloração, escovas, alisamentos etc).", indica a terapeuta capilar.

Cabelos normais

Sheila aponta que, em geral, os cabelos normais não precisam de cuidados especiais, a não ser a lavagem habitual e a proteção contra agressões externas. "Os fotoprotetores capilaressão importantes para qualquer tipo de cabelo"

Cabelos oleosos

Os fios oleosos devem ser lavados diariamente, sempre evitando a manipulação excessiva do couro cabeludo. "Esse cuidado serve para evitar a secreção da glândula sebácea", explica Sheila.  Evite produtos com ativos gordurosos, que possam deixar resíduos principalmente no couro cabeludo.



CUIDADO COM A CHAPINHA!!

SAIBA COMO USA-LA SEM DANIFICAR SUAS MADEIXAS!


Ostentar uma cabeleira farta, lisinha e saudável faz parte dos desejos de muitas mulheres. Não é à toa que as técnicas de alisamento se multiplicam ano após ano. Há uma infinidade de tratamentos, fórmulas e até equipamentos para tornar o sonho real. Entre processos complexos e demorados à escova tradicional, a chapinha, também conhecida como prancha ou piastra, agrada por ser acessível e, principalmente, por apresentar resultados rápidos. Porém, o uso do aparelho demanda um cuidado extra com os fios, que podem facilmente ficar sem vida e desidratados. Veja dicas da cabeleireira Amanda Dias para usar a chapinha sem prejudicar a saúde dos seus cabelos.

Cuidados básicos
Para usar a chapinha é necessário encarar uma série de etapas. É recomendado fazer uma boa lavagem nos cabelos, secar cuidadosamente com a toalha (sem esfregá-la para não abrir as cutículas dos fios), usar um secador e aí sim adotar o aparelho. 
Chapinha exige cuidados extras
O uso excessivo da chapinha desidrata os cabelos. Até mesmo os aparelhos que prometem hidratar podem provocar estragos. Assim como os modelos mais comuns, eles retiram a umidade do cabelo, ou seja, fazem justamente o oposto do princípio básico dahidratação, que é levar água ao fio. Por isso, para escapar de consequências catastróficas, o ideal é abusar de protetores termoativados e condicionadores sem enxágue. Os produtos criam uma camada de proteção entre o aquecimento da prancha e o fio.

Os melhores modelos
Existem tantas opções de chapinhas no mercado que fica difícil saber qual o modelo comprar para usar em casa. A de cerâmica leva vantagem em relação a concorrente, de titânio, pois temperatura da prancha é distribuída por toda a superfície da placa de metal de forma estável. Isso significa que os fios ficam mais protegidos das oscilações de calor no decorrer do procedimento, diferente do que ocorre com as de titânio. 
Outro aspecto positivo do modelo de cerâmica é que ela otimiza o seu tempo, já que não há a necessidade de passá-la várias vezes na mesma mecha para alisar. No entanto, seja prudente se você optar por aparelhos assim: ela proporciona mais calor e com isso abre precedentes para a queima dos fios.

Quanto a espessura da prancha, o ideal é ficar no meio termo e apostar em uma chapinha média, que contempla as melhores qualidades da fininha e da mais larga. Ela permite o alisamento de mais fios e também torna o processo mais ágil.

Passo a passo
- Lave bem os cabelos e enxague com cuidado para evitar que resíduos de xampu e concidionador fiquem nos fios.
- Tire a umidade dos cabelos com uma toalha. O cuidado deve ser aplicado até mesmo quando a chapinha é apropriada para ser usada em fios molhados.
- Utilize um protetor térmico nos fios para evitar que eles sofram danos irreparáveis em contato com o calor da prancha
- Verifique a temperatura da chapinha. Especialistas recomendam que ela não passe dos 180 graus.
- Divida o cabelo em mechas de dois a três dedos de diâmetro e passe o aparelho da raiz as pontas, começando pela nuca. Tenha cuidado com os movimentos: nunca deixe a prancha parada em ponto por muito tempo. 




Dicas para o uso do secador


Use o secador sem estragar o cabelo



 O cabelo, enquanto ainda está úmido, é bastante frágil.
Para secá-lo, comece com a posição 1 – moderada e depois passe para a posição 2 – intenso.


- Direcione o fluxo de ar no sentido da raiz para as pontas e conserve o secador em uma distância mínima de 10 cm de seu couro cabeludo.

Inicie a modelagem dos fios com uma temperatura mais elevada e um fluxo de ar mais baixo.




Economize energia


- Para uma secagem mais rápida, retire o concentrador de ar.

- Para usar o produto por menos tempo e consumir menos energia, retire o excesso de umidade do cabelo com uma toalha, antes de utilizar o secador.
- O concentrador de ar, de uso opcional, tem um formato específico que estreita a abertura de passagem do ar.
Com ele, você modela melhor e mais rápido seus cabelos, porque pode dirigir o fluxo do ar exatamente para a mecha de cabelo que estiver modelando. O resultado será um modelado mais rápido e mais bonito.

Para modelar os cabelos

- O Secador Modelador possibilita alisar os cabelos, modelá-los ou finalizar os penteados, utilizando a escova redonda.
Se você preferir secar e pentear os cabelos ao mesmo tempo, modelar moderadamente ou dar volume nos fios de cabelo, utilize a escova retangular.
- Se você quiser dar mais volume aos fios de cabelo, seque-os com a cabeça inclinada para baixo.
Quando estiver seco, terá fios com volume natural.
- Para obter o resultado das escovas do salão, o segredo dos profissionais é a escovação constante na mesma mecha: penteie várias vezes uma única mecha, resultando em um polimento final que dá o efeito duradouro, liso e bonito.
- Antes de fazer a tradicional “escova”, experimente utilizar produtos termoativos.
São produtos ativados com o calor do secador, formando uma película ao redor dos fios que evitam a saída de água do interior da fibra capilar, promovendo proteção e mais brilho aos fios.
- Se quiser melhores resultados, passe um creme modelador (tipo mousse) nos cabelos ainda úmidos, antes de usar o secador.
- O difusor ativo proporcionará aos cabelos lisos um volume natural dos fios e aos cacheados maior definição dos cachos, diminuindo o volume dos fios.
Além da modelagem, as hastes flexíveis deste acessório proporcionam uma massagem no couro cabeludo.
- O ar frio ajuda no fechamento das cutículas do cabelo, desta maneira, proporciona um brilho extra aos fios e fixa melhor o penteado. Deve ser utilizado nos últimos minutos da secagem e modelagem dos fios.
Cuidados com cabelo
- Após a modelagem, aguarde alguns minutos e passe um pouco de reparador de pontas (tipo silicone) nas pontas do cabelo para hidratar, domar os fios “rebeldes” e dar brilho ao penteado.
- Para dar um maior estilo e brilho intenso aos fios, você pode finalizar a modelagem passando uma pomada de finalização ou um spray de brilho.
- Deslize o Secador até as pontas dos cabelos.
- Antes de modelar os fios com seu Secador Alisador separe o cabelo em mechas finas. Isso facilitará a modelagem!

--------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário