domingo, 19 de maio de 2013

Escova Definitiva

O que é:

A escova definitiva, também chamada de escova japonesa ou plástica capilar, é um método de alisamento dos cabelos que muda a estrutura dos fios deixando-os permanentemente lisos.Este tipo de alisamento é indicado para quem tem o cabelo crespo ou ondulado e deseja os cabelos definitivamente lisos sem ter que recorrer ao uso do secador e da prancha. Esta escova dura em média de 6 a 8 meses, que é o tempo que o cabelo demora a crescer. Aí será necessário retocar somente a raiz, contudo recomenda-se realizar uma boa hidratação 1 vez por semana para manter os fios macios e brilhantes por mais tempo.Quem recorre a escova definitiva não poderá utilizar nenhuma outra química nos cabelos, nem mesmo tintura enquanto o cabelo que foi tratado quimicamente não tiver sido totalmente cortado, pelo risco de danos permanentes no cabelo.





Quem pode fazer a escova definitiva?

O procedimento pode ser feito a partir de 15 anos em qualquer tipo de cabelo. Mas o indicado é para madeixas onduladas que desejam domar os fios arrepiados. “A restrição fica apenas para os fios que estão extremamente danificados. Neste caso é preciso investir em hidratações que fortaleçam as mechas para passar pela escova definitiva”.


Como é feito o processo de aplicação?

A aplicação é feita com cautela, mecha por mecha para não ficar com a estrutura desigual. “O primeiro passo consiste na higienização dos fios. Em seguida, passe-se o produto e deixa-se agir por 20 minutos. A próxima etapa fica por conta da lavagem e da escova. A finalização acontece com selagem térmica, que é o alisamento com a chapinha”. O tempo do processo varia de acordo com a quantidade de cabelos e pode durar entre duas e quatro horas.


Quais cuidados precisam ser tomados depois da definitiva?

O ideal é utilizar shampoo, creme e óleo de argan por até 20 dias após a aplicação do procedimento. “O produto capilar de origem marroquina é rico em vitaminas A, D e E, que possui efeitos antioxidantes e regenerativos. Por isso, é fundamental para recuperar o aspecto saudável dos fios e deixá-los macios e brilhantes”


Quem tem cabelos descoloridos pode fazer definitiva?

As donas de mechas com tintura podem apostar no tratamento, mas devem tomar cuidado na hora de escolher um procedimento seguro. “A definitiva que tem colágeno, queratina e silicone é capaz de nutrir os cabelos sensibilizados quimicamente por reflexos, luzes, descolorações e colorações. Vale a pena perguntar para o cabelereiro os componentes do produto para não prejudicar a fibra capilar. Depois do processo, os cabelos podem ser retocados com a tintura normalmente”.


Quanto tempo dura a escova definitiva?

Como tudo que é bom não dura para sempre, o método também exige manutenções com o passar do tempo. “Alguns retoques devem ser feitos a cada seis meses, já que quando os cabelos crescem, a raiz acaba ficando desigual do restante dos fios”.




Um comentário: